Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vilarinho
Fundação
Esta freguesia tem como orago S. Mamede, sendo usual fazer-se uma festa no Domingo seguinte ao dia 17 de Agosto. No ano de 1999 um grupo de pessoas da terra, orientado por Marcelino Martins Pereira, um grande entusiasta e com bastante conhecimento das danças e cantares da região, lembrou-se organizar um grupo folclórico para actuar na festividade desse ano. Os objectivos foram alcançados com elevado sucesso, sendo motivo para continuar esse projecto que, neste momento, está a ser desenvolvido com grande coragem, espalhando por várias regiões, os costumes, os trajes, os cantares... da nossa terra.
Nunca desanimem, tenham força e dinamismo para manter sempre activa a chama do Folclore Português, através do contributo prestado pelo vosso rancho.
Danças e cantares
Este Rancho Folclórico de Vilarinho procura dar a conhecer algumas tradições da nossa terra com os trajes, cantigas, danças e outros motivos, como utensílios agrícolas usados ao longo dos tempos nos trabalhos árduos do campo. As suas cantigas eram cantadas nas desfolhadas, nas lavradas, nas vindimadas, nas segadas, nas malhadas, nas romarias, etc.
Trajes
O Minho, todo ele rico em ricas paisagens verdejantes e costumes tão variados, tem inspirado lindas cantigas e bonitos trajes que se usavam de acordo com as actividades referidas anteriormente: fatos de Domingo, traje de lavrador, traje do trabalho, traje de dias de festa, traje de feira, etc. É o que este grupo transmite, através da sua apresentação das suas danças e dos seus cantares.
Direcção:
Presidente – Marcelino Martins Pereira
Secretário – Abílio Teixeira Carvalho Boavista
Tesoureiro – Ernesto Cerqueira Gonçalves
Marcelino Martins Pereira:
Telef. – 253 342 084
Telm – 969 765 393
Festival Folclórico 2003
No dia 6 de Julho realizou-se o tradicional festival folclórico de Vilarinho, organizado pelo Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vilarinho, em que participaram os seguintes grupos:
- Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vilarinho;
- Rancho Folclórico de S. Paio de Besteiros – Amares;
- Grupo Folclórico de Sande – S. Martinho de Guimarães;
- Grupo Folclórico de Palmeira de Faro – Esposende;
- Rancho Folclórico de Prado S. Miguel.
(Este Rancho Folclórico suspendeu, por algum tempo, a sua actividade.)
Preparação do desfile, junto ao Cruzeiro
Palmeira de Faro - Esposende
S. Paio de Besteiros - Amares
Prado S. Miguel - Vila Verde
Sande - S. Martinho - Guimarães