Esta página vai incluir os aspectos mais relevantes da Procissão dos Passos que já vem da primeira metade do século XVIII e que está muito enraizada nesta freguesia. Será actualizada no mês de Agosto de cada ano.
Juízes
Colocar-se-ão, nesta secção, todas as fotos dos juízes a partir de 2004.
Reportagem MinhoActual.TV
No domingo de Ramos, na freguesia de Vilarinho, no concelho de Vila Verde, cumpriu-se, mais uma vez, a tradição da procissão dos Passos. O cortejo bíblico, que se realiza desde a segunda metade do século XVIII, é um dos pontos altos da vida cultural da freguesia que recebe por esta altura centenas de pessoas.
Comentário ao vídeo
Um vídeo muito bem estruturado. Gostei imenso. É pena que os nossos canais televisivos ( RTP, TVI e SIC) não dêem cobertura a estas realidades das aldeias deste país. Não é só nas cidades que acontecem os grandes eventos. No meio rural, por vezes, surgem surpresas muito agradáveis e que deviam ser mais publicitadas.
Obrigado por esta vossa iniciativa. É assim que se realça o que de melhor há neste nosso Portugal.
É evidente que o vídeo é um resumo de uma ínfima parte daquilo que é a Procissão de Passos em Vilarinho e compreende-se, porque o tempo é limitado.
Há quadros ao vivo ao longo da procissão que são dignos de se verem, alguns pela sua originalidade: a Verónica que discursa transmitindo mensagens sempre diferentes em cada ano, os próprios cenários com um enquadramento muito próprio, o centurião que é representado noutros locais, mas aqui aparece com características muito próprias em simultâneo com toda uma encenação de várias passagens da Crucificação e Enterro do Senhor. No próprio Sábado, à noite, na Procissão de Velas, em que há a trasladação das imagens para os seus locais próprios, há uma dramatização que não se faz noutros locais e que tem contribuído para o aumento, muito substancial, de peregrinos. Enfim, para o ano poderão ser retratadas outras cenas numa possível reportagem. Obrigado.
Salvador de Sousa
Entrevista concedida à Antena Minho
Cerimónia do Lava-Pés na Quinta-Feira Santa
Painel colocado no interior da Capela de Santa Luzia. É visível o fragmento de pedra do Calvário trazido pelo pároco, Padre Joaquim Filipe, da Terra Santa.