Notícia publicada no Jornal Terras do Homem
Nº 79 24 de Abril de 2003
Grandes melhoramentos na Capela de Santa Luzia e em toda a sua zona envolvente
Atahca comparticipa estas obras em setenta e cinco por cento
Câmara Municipal de Vila Verde oferece candeeiros e ajardinamento do local
A Confraria dos Santos Passos do Senhor e Santa Luzia tem levado a efeito melhoramentos que muito têm dignificado os seus locais de culto.
O Adro de Santa Luzia, que se encontrava num estado bastante degradado, adquiriu as suas características próprias de um local religioso e onde se fazem cerimónias centenárias com a presença de milhares de peregrinos que, com fé e respeito, assistem à Comemoração da Crucificação e Enterro do Senhor no Domingo de Ramos de cada ano.
A Capela de Santa Luzia também sofreu grandes melhoramentos no que diz respeito à pintura exterior; lavagem do telhado, de todos os pilares, cruzes e restante pedra; colocação do rodapé e enchimento e pintura da fachada principal. Serão ainda feitas obras no seu interior.
Estas obras já há muito que deviam estar feitas, mas não foi possível, devido aos gastos que há dezanove ano se tem vindo a ter com a obra dos escadórios. Uma grande obra que muito engrandeceu e completou todo esse conjunto arquitectónico e que, ainda, não está totalmente finalizada, mas que foi , praticamente custeada, através das receitas da Confraria. É evidente que tem havido ajuda da freguesia e de outras circunvizinhas, como: Pico ( S. Cristóvão), Pico de Regalados, Prado (S. Miguel),Mós, Sande e Coucieiro em que , José Vilela Ribeiro, Delfina Alves da Mota e José Carvalho de Sousa todos os anos prestam relevantes serviços a esta Confraria, cobrando as quotas dos irmãos dessas freguesias e recebendo de outros as ofertas que pretendem dar, mas se não houver ajudas doutras entidades, comparticipando nos projectos, não é possível avançar, como se deseja, com essas obras de custos muito avultados.
Os agradecimentos da Confraria
A Atahca, na pessoa do seu presidente, Prof. Mota Alves, foi, não há dúvida nenhuma, a principal entidade nesta obra da requalificação do Adro de Santa Luzia e arranjo da capela. Sem a sua comparticipação em 75%, num custo de 49.879,79€, sem IVA incluído, não era possível, a curto prazo, a sua realização. O tesoureiro da Confraria, Prof. Ernesto Alves Ferreira, emprestou 26.951,09€ para que a obra fosse acabada já este ano, mas se não fosse a verba da Atahca, que será recebida dentro de pouco tempo, pois está tudo aprovado, não era possível darmos continuidade a tudo aquilo que ainda está para se fazer nas restantes capelas, zonas envolventes e nos próprios escadórios. Os nossos agradecimentos.
A Câmara Municipal de Vila Verde embelezou, ainda mais, o local, colocando bonitos candeeiros à volta de todo o recinto, electrificando os escadórios e ajardinando toda a zona verde do adro de Santa Luzia. Foi uma óptima ajuda, sem ela seria impossível, neste momento, essa realização.
O Município de Vila Verde também custeou todas as despesas no desaterro que foi necessário fazer na zona envolvente aos escadórios, podendo-se agora ver e admirar melhor toda a sua grandeza.
É de frisar, ainda, que desde a primeira hora, a Câmara Municipal tem cedido os seus técnicos para elaboração dos projectos e acompanhamento das obras.
A Confraria está muito grata com estas entidades (Atahca e Câmara Municipal) pela grande colaboração prestada e pela maneira como tem recebido as pessoas desta instituição religiosa que deseja continuar a preservar tudo aquilo que os nossos antepassados deixaram e, se possível, tentar enriquecer , ainda mais, todo o património e tradições existentes.
A Confraria também não podia esquecer todas as ofertas dadas pelos devotos do Senhor dos Passos e Santa Luzia, não só nos dias da sua comemoração, mas também ao longo do ano. Sem elas ,esta entidade religiosa, não podia pagar a percentagem que lhe é devida nos projectos apresentados ultimamente e todas as obras que têm sido feitas, praticamente, à custa das suas receitas, como por exemplo, os escadórios ,exceptuando algumas ajudas da Câmara Municipal: o lago, casa das máquinas e toda a electrificação que está agora a ser feita pela actual Câmara, como já se referiu.
Agradece-se também à Junta de Freguesia pelo contributo que tem prestado.
Atahca analisa novo projecto para as restantes obras
Câmara promete apoio
Confraria assumirá os restantes gastos
A Confraria vai reunir muito brevemente para analisar e aprovar um novo projecto que terá como objectivo completar a obra dos escadórios; arranjar toda a zona envolvente (Monte das Oliveiras), fazendo passeios em granito com cubos 5x5, deixando zonas verdes com mesas e bancos em pedra, plantando-se mais oliveiras e outras árvores que não descaracterizem o local ;construção de casas de banho e um salão, aproveitando-se o declive do terreno; murar toda a área à volta do referido monte; fazer os melhoramentos em todas as capelas, incluindo a do Senhor do Horto e sua zona envolvente; colocar painéis com os quadros da Via Sacra nas catorze floreiras dos escadórios e nos três calvários existentes tenciona-se colocar, também, painéis fixos com réplicas dos quadros já existentes, usados, apenas, no dia dos Passos. Esperamos a sua aprovação por unanimidade e aclamação.
Contamos com o apoio da Atahca, através da candidatura Leader+, Câmara Municipal de Vila Verde que já nos prometeu o apoio em reunião efectuada com a Confraria e, ainda, com as ofertas dos devotos do Senhor dos Passos, Senhora das Dores e Santa Luzia.
Esperamos valorizar todos estes espaços num período, o mais curto possível, para podermos inaugurar, em conjunto, todos os melhoramentos efectuados com a presença de todos os seus intervenientes, Irmãos da Confraria e todos aqueles que, na altura, queiram estar presentes a apoiar todos esses feitos.
Todos temos o dever de encorajar as pessoas e entidades que levam a efeito estas realizações e devemos ficar satisfeitos, alegres, felizes e com um elevado conforto por termos atingido os objectivos desejados para bem de todos os habitantes da freguesia e de todos os devotos que a visitam , sobretudo na solenidade dos Passos, Santa Luzia e outros eventos.
Salvador de Sousa